Connect with us

Olá! O que você tá procurando?

Dicas Naturais

Alternativas para eliminar a congestão nasal sem medicamentos

Alternativas para eliminar a congestão nasal sem medicamentos através de exercícios naturais para fazer em casa e melhorar o bem estar.

Agora você conhecerá alternativas para eliminar a congestão nasal facilmente e sem medicamentos.

Como sabemos, as mudanças climáticas e a queda da temperatura, algo muito comum no nosso país, pode causar problemas comuns como a congestão nasal – ou “nariz entupido”.

Isso faz com que a passagem de ar pelas vias nasais fique comprometida, dificultando o ato de respirar.

Essa situação é tão desconfortável que acaba prejudicando até mesmo na hora de comer e sentir o sabor dos alimentos.

Isso acontece porque há uma inflamação das membranas que revestem o nariz. Portanto se trata de um sintoma, e não de uma doença.

Mas como se trata de uma inflamação, e não um simples acúmulo de muco, é preciso tomar alguns cuidados.

Então, se você por acaso foi acometido(a) por uma gripe ou resfriado, deve tomar cuidado porque nesse momento há uma grande produção de muco.

É muito comum que esse problema dure cerca de uma semana, mas isso pode se prolongar por muito mais tempo se você sofre de rinite alérgica ou problemas respiratórios.

Essa congestão nasal costuma vir acompanhada de sensibilidade na garganta, fadiga, dor de cabeça ou mesmo ouvidos mais fechados.

Então é preciso sempre se cuidar. Se deseja prevenir o problema, consuma vitamina C, beba bastante água, não fume, evite leite de vaca ou derivados e evite locais úmidos e empoeirados.

Além disso, veja a seguir as alternativas para eliminar a congestão nasal sem medicamentos.

Elimine a congestão nasal sem medicamentos

EXERCÍCIO 1

Primeiramente sente-se em uma cadeira, com a coluna reta, e incline levemente a cabeça para trás. Durante todo o momento permaneça com a boca fechada.

Em seguida respire pelo nariz, mas se não conseguir, abra levemente a boca.

Respire e feche a boca imediatamente, e feche as narinas com os dedos, segurando a respiração.

Logo depois comece a inclinar a cabeça para frente e para trás com movimentos suaves (tente tocar com o queixo o seu peito, e em seguida leve a cabeça para trás de forma que ela se aproxime o máximo da coluna).

Ainda permaneça segurando a respiração, com nariz e boca fechados, e prossiga movimentando a cabeça para frente e para trás.

A ideia aqui é tentar segurar a respiração ao máximo que aguentar, sempre fazendo os movimentos com a cabeça.

No momento em que não suportar mais, destampe as narinas e respire pelo nariz, mantendo ainda a boca fechada.

Faça uma profunda respiração para encher bem os pulmões.

Em seguida passe a respirar normalmente, mais suavemente, e ainda apenas pelo nariz.

Por fim continue sentado(a) por mais um a dois minutos, respirando apenas pelo nariz.

Caso o quadro de congestão seja mais severo, repita o procedimento mais uma vez.

EXERCÍCIO 2

Primeiramente tampe as narinas com os dedos e feche bem a boca.

Durante o período que estiver segurando a respiração, caminhe rapidamente e tente dar aproximadamente 30 passos, ou o máximo que suportar.

Você vai sentir a necessidade de tomada de ar (inspiração), mas não faça isso, tente segurar.

Em seguida se sente com a coluna reta e destampe o nariz, respirando suavemente e pausadamente.

Não faça uma respiração profunda, mesmo que essa seja a sua vontade. Permaneça com a boca fechada, e inale um pouco, relaxando os músculos.

Alternativas para eliminar a congestão nasal sem medicamentos através de exercícios naturais para fazer em casa e melhorar o bem estar.
Acabe com a congestão nasal com 3 exercícios naturais.

Esse procedimento deve durar aproximadamente dois minutos.

É natural que você tenha uma respiração um pouco mais acelerada durante esse período. Tente realizar uma respiração pelo diafragma para conseguir os melhores resultados.

EXERCÍCIO 3

Primeiramente encha uma bacia ou cuba de inox com água morna (cerca de 5 litros), e adicione 100 ml de água oxigenada de 10 volumes.

Em seguida, mergulhe a cabeça diversas vezes, com a boca e olhos fechados, e exale o ar pelo nariz fazendo bolhas.

O segredo são as bolhinhas que você vai fazer.

Fazendo as bolhas você consegue circular o oxigênio pelo nariz e vias aéreas.

Tire a cabeça da água e repita o procedimento novamente.

Repita isso por diversas vezes. Se tiver sensibilidade nos ouvidos, use um protetor auditivo. Lembre-se: não deve inalar a água.

Você vai apenas soltar o ar, e não inalar. Se sentir cansaço, descanse antes de retomar o procedimento.

Vale lembrar que esses exercícios não devem ser feitos se você sofre de doenças cardíacas. Sempre consulte um médico!

Mais recentes

Remédios Naturais

Sabemos que os pés rachados são muito comuns entre as pessoas, principalmente àquelas que ficam ou ficaram muito tempo descalças durante a vida. Após...

Remédios Naturais

Faça seu óleo de hortelã para tratar gripe, enxaqueca e dores diversas realizando a massagem nas regiões afetadas e retomando a sua saúde.

Remédios Naturais

Lista traz 3 tratamentos para estrias e celulite feitos em casa de forma simples e rápida, com total eficiência e sem a necessidade de...

Dicas Naturais

Pão integral feito no liquidificador para você comer com saúde todos os dias, sendo fácil de preparar além de muito rápido seu processo e...

Notícias

Post explica que acontece com seu corpo quando você abandona o refrigerante, mostrando os grandes benefícios que isso faz para a saúde.

Dicas Naturais

Alternativas para eliminar a congestão nasal sem medicamentos através de exercícios naturais para fazer em casa e melhorar o bem estar.

Anúncio

Você também vai gostar

Remédios Naturais

Xarope de açafrão com cebola e gengibre é capaz de limpar os pulmões, promovendo a desintoxicação e elevando consideravelmente a saúde.

Dicas Naturais

Limpar os vidros de casa pode ser mais fácil do que você imagina, graças ao poder do amido de milho, que conhecemos principalmente por...

Dicas Naturais

Um desinfetante natural feito de cravo-da-índia, sem produtos tóxicos, que vai deixar o banheiro da sua casa com um cheiro agradável.

Dicas Naturais

Se você é uma pessoa que costuma usar com frequência o papel alumínio, fique alerta com essa matéria, já que cientistas alertam para evitar...

Remédios Naturais

Uma forma de combater a diabetes, gordura no fígado e outras doenças com extrato de jabuticaba, além de ajudar no emagrecimento.

Notícias

Mulheres devem evitar sutiã, segundo orientações de cientistas que indicaram motivos pelos quais esse vestuário pode prejudicar a saúde das mulheres.

Remédios Naturais

Chá de erva-doce com bicarbonato de sódio é um ótimo aliado contra dor de cabeça, insônia e prevenção contra derrame.

Beleza

Uma alternativa para remover cutículas sem dor e sem alicate de unhas, de forma caseira e simples.

Anúncio
Importante: todo o conteúdo do site Super Saudável tem apenas fins informativos e não substitui, em hipótese alguma, o trabalho de especialistas dos mais diversos segmentos de saúde (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas, entre outros). Não vendemos nenhum tipo de produto ou serviço. As informações que trazemos são naturais justamente para evitar possíveis efeitos colaterais, todavia sempre é bom consultar um especialista antes de fazer a ingestão ou aplicação de qualquer medicamento, mesmo que este seja natural (isso vale principalmente para grávidas ou pessoas com alguma restrição alimentar, por qualquer que seja o motivo).

Todos os direitos reservados - Super Saudável