A dor de cabeça, também chamada de cefaleia, talvez seja um problema que todo mundo enfrente em determinados momentos da vida. Muitas pessoas passam por isso constantemente, o que torna o dia-a-dia muito mais pesado. Mas você sabia que é possível acabar com ela tomando um chá de erva-doce com bicarbonato de sódio?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, dor de cabeça é responsável por 10% das consultas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Muitas podem ser as causas para as dores de cabeça, como insônia, uso errado de medicamentos, ansiedade, entre outros. A dor pode ser classificada como cefaleia primária ou secundária.
A primária engloba dores de cabeça que indicam enfermidades e sintomas ao mesmo tempo. A cefaleia secundária é relacionada a outras doenças, como:
- AVC
- aneurismas
- distúrbios oftalmológicos
- encefalite
- fibromialgia
- gripes
- hipóxia cerebral
- lesões cranianas e de ouvido
- meningite
- resfriados
- sinusite
- tumores cerebrais
Muitas pessoas, para encarar esse problema, tomam remédios populares comprados em farmácias. Mas é possível enfrentar isso com uma solução natural. E, da mesma forma, chás naturais podem contribuir para melhorar a saúde.
Vamos te ensinar agora a fazer um chá de erva-doce com bicarbonato de sódio, que alivia a dor de cabeça e o desconforto nos olhos afetados.
Para entender o funcionamento dessa mistura, passemos para a explicação de cada um dos itens usados.
A erva doce e seus benefícios
A erva-doce é rica em vitamina C, ferro, fibras, manganês, potássio e ácido fólico. Ela também têm propriedades tranquilizantes, é expectorante, anti-inflamatória, antimicrobiana, depurativa, diurética e antioxidante.
Por conta das propriedades calmantes ela é muito usada para acabar com a insônia. Além disso, pode ajudar em tratamento de forma natural contra a ansiedade e até para quem sofre com a depressão, contribuindo para o relaxamento dos nervos.
O Bicarbonato de sódio e seus benefícios
O bicarbonato de sódio ajuda para o bom funcionamento do organismo, regula o pH do sangue e, por alcalinizar o corpo, ajuda na digestão e no relaxamento dos músculos e nervos, reduzindo dores de cabeça.
Bom, vamos ao que interessa. Para preparar seu chá de erva-doce com bicarbonato de sódio, você precisará exatamente disso. A quantidade é a seguinte:
– 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
– ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 250 ml de água
Para preparar seu chá, primeiramente coloque a água para ferver e quando chegar nesse ponto, desligue o fogo, acrescentando a erva-doce e deixando em infusão por dois minutos.
Depois, coe tudo e adicione o bicarbonato de sódio. Por fim, beba a mistura.
Esse tipo de chá é indicado para ser ingerido todas as vezes que sentir dor de cabeça. Mas claro, se for algo recorrente, consulte ajuda médica.
É aconselhado tomar o chá alguns minutos antes de dormir, não necessariamente no período da noite, mas talvez seja boa ideia beber todas as vezes que desejar tirar um cochilo. Isso porque o efeito melhora quando se toma o chá e depois se descansa por pelo menos 30 a 40 minutos.
Também, de acordo com o terapeuta corporal e fisioterapeuta Yukio Onishe, esse chá também previne contra Acidente Vascular Encefálico (AVE), o derrame.
Ele deve ser consumido quente uma vez ao dia. Como resultado de se fazer esse tratamento, você terá um maior poder para combater males que podem prejudicar o organismo. Como já dissemos, é sempre recomendável primeiro receber recomendação médica, já que certamente apenas profissionais são capazes de dar diagnósticos precisos aceca da saúde.