Todo mundo busca ter uma saúde fortalecida, e precisamos dizer que inhame com ameixa tem vitaminas essenciais que certamente fortalecerão seu sistema imunológico e te ajudarão a ficar longe de doenças e se manter saudável.
Por isso trazemos uma receita que vai reforçar suas defesas naturais, combatendo várias doenças possíveis.
E essa receitinha é uma bebida à base de inhame e ameixa, uma combinação que nem todo mundo poderia imagina fazer tanta diferença.
Mas para começar, vamos trazer os benefícios desses alimentos.
Benefícios do inhame
O inhame é fonte de vários nutrientes que são essenciais ao organismo, como carboidratos, ácido fólico, fósforo, ferro, potássio, magnésio, vitaminas A,C e do complexo B, como B1,B3, B5, B6 e B9.
Esse tubérculo possui baixo teor lipídico, sendo recomendável em dietas e receitas saudáveis.
Uma pesquisa do Journal of Traditional Chinese Medicine constatou que o inhame melhora a função respiratória e a qualidade de vida dos pacientes que têm doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
O inhame têm grande quantidade de vitamina B6, responsável por quebrar homocisteína, que danifica paredes dos vasos sanguíneos. Se essa substância estiver em alto nível pode provocar ataques cardíacos.
Ele tem ainda fitosteróis que bloqueiam absorção do colesterol e o retira do organismo. O potássio que o tubérculo também tem ajuda no controle da pressão arterial e no ritmo cardíaco.
Outro benefício é a possibilidade de emagrecimento, já que com grande quantidade de fibras, o inhame fornece sensação de saciedade, fazendo com que quem o consome coma menos.
Os baixos índices glicêmicos desse alimento ajudam a reduzir picos de açúcar no sangue, e assim a pessoa perde o apetite mais facilmente.
O inhame também é bom para mulheres, já que tem diogenina, que ajuda na produção de estrogênio, um dos principais hormônios da mulher.
E como resultado de tais benefícios, ele ajuda nas terapias de reposição hormonal e diminuem sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como cólicas, dor de cabeça, ansiedade, entre outras coisas.
Ele relaxa a musculatura, graças ao magnésio, que é ótimo para as cólicas.
inhame ajuda até na visão
Esse alimento ainda ajuda na visão, graças à vitamina C, que diminui a possibilidade de degeneração macular (que é a responsável pela redução da visão). Previne ainda catarata, hidrata os olhos e melhora a visão à noite.
Ele faz bem para a pele, já que a hidrata e, assim, diminui o envelhecimento precoce. Isso graças à vitamina A, que combate na retenção de líquido.
O tubérculo também previne contra possível anemia, já que possui ferro, um mineral que ajuda no transporte de oxigênio realizado pelas hemácias.
Além disso ele ainda tem vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, ácido fólico, que trabalha na maturação das células sanguíneas e cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado.
Benefícios da ameixa
Agora, falando da ameixa, temos que dizer que ela é rica em composto fenílico, e fibras solúveis e insolúveis, além de clorogênico.
A ameixa é um antioxidante importante, que ajuda na redução de processos inflamatórios e protegem as células de danos gerados por radicais livres.
Ela tem polifenóis, que previne infecções, controla a glicemia por conta das fibras solúveis e reduz a velocidade de absorção da glicose (que geralmente ingerimos nas refeições).
Suas fibras aumentam a sensibilidade à insulina, sendo ótimo para controle, prevenção e tratamento de diabetes tipo 2.
A ameixa ainda é boa para o coração, já que reduz a pressão alta e os níveis de colesterol ruim, que contribuem para problemas cardíacos.
Ela ainda ajuda a promover a saúde dos ossos por conta do fósforo, magnésio e vitamina K. E como resultado de tais benefícios, ela evita o surgimento de osteoporose e osteopenia.
O bom funcionamento do intestino também é causado por conta do consumo da ameixa. Além disso ela evita prisão de ventre.
Enfim, vamos ao que interessa. Como preparar sua bebida de inhame com ameixa.
Você vai precisar de:
- 2 inhames
- 2 ameixas
- 300 ml de água gelada
Modo de preparo:
Primeiramente, lave o inhame, sem retirar a casca, e corte em cubinhos.
Posteriormente, leve para cozinhar. Enquanto o processo de cozimento se faz, corte as ameixas em fatias, retire o caroço e espere.
Logo que o inhame estiver bem cozido, descasque, coloque no liquidificador e adicione as ameixas cortadas. Bata com a água gelada por cinco minutos.
Vale mencionar, acima de tudo, que é importante beber imediatamente após o preparo. Você deve ingerir duas vezes por dia, pela manhã e à tarde.
O inhame que causa coceira ao contato com a pele não é bom para se usar, pois é rico em ácido oxálico, que pode prejudicar os rins se consumido em excesso.
O inhame com ameixa tem vitaminas essenciais para melhorar seu sistema imunológico e te deixar longe de doenças de uma vez por todas.