Connect with us

Olá! O que você tá procurando?

Remédios Naturais

Xarope caseiro para combater gripe, resfriado e fortalecer a imunidade

Xarope caseiro para combater gripe pode ser feito com gengibre e mel, ajudando também a prevenir contra resfriado e fortalecendo o sistema imunológico.

Durante o ano é comum enfrentarmos problemas de saúde considerados mais básicos, como gripes e resfriados. Mas você sabia que é possível fazer seu xarope caseiro para combater gripe e outras questões de saúde usando mel e gengibre?

Como se sabe, ficar exposto(a) a baixas temperaturas pode elevar o risco de se resfriar. Isso pode se tornar um transtorno a mais para quem sofre desse problema.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, tosse seca, coriza.

A febre é o sintoma principal, e costuma durar três dias. Os sintomas respiratórios costuma durar por três a cinco dias após a febre.

Casos mais complicados podem fazer com que a pessoa sofra complicações, como a pneumonia por exemplo. Portanto, nessas circunstâncias é preciso até internação hospitalar.

O resfriado tem sintomas semelhantes aos da gripe, mas de forma mais leve e com menor duração (entre dois a quatro dias).

Nesses casos a tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, dor de garganta também surgem. Por outro lado a febre dificilmente aparece.

O resfriado pode ser transmitido de forma direta, assim como a gripe, por meio de secreções das vias respiratórias, através de espirro, tosse ou até por fala.

Mas saiba que existem remédios caseiros que ajudam a acabar com o desconforto da gripe. Entre tais remédios está o xarope caseiro, feito com mel e gengibre. Ele fornece nutrientes importantes para o organismo e fortalece o sistema imunológico.

Anúncio. Role a página para continuar lendo.

Veja, abaixo porque esse xarope tem um poder importante para tratar a gripe e resfriado:

Benefícios do xarope caseiro

A combinação de mel e gengibre cria um xarope natural que vai te ajudar a combater os sintomas da gripe e resfriado.

Os ingredientes têm nutrientes capazes de potencializar o sistema imunológico, melhorando a resposta ao vírus que causa esse tipo de problema.

A diferença dele para os xaropes de laboratórios que encontramos em farmácias e drogarias é que este composto é produzido naturalmente, e por isso pode ser consumido sem medo.

Vamos aos benefícios de cada um dos ingredientes:

Benefícios do mel

Primeiramente temos que dizer que o mel tem ação antibacteriana e antiviral, e é usado desde a antiguidade para tratar doenças ligadas ao sistema respiratório.

Ele também é rico e aminoácidos essenciais, enzimas e é um forte aliado para tratar excesso de muco, congestão nasal e demais sintomas causados pelo resfriado.

Ele ainda é rica fonte de vitaminas A e C, que melhoram a defesa do organismo contra ataques dos vírus.

Esse alimento também é fonte de magnésio e potássio, nutrientes importantes para evitar a ação de microorganismos dentro do corpo humano.

Anúncio. Role a página para continuar lendo.

O mel ainda tem poder anti-inflamatório que ajuda a aliviar os sintomas de irritação das vias aéreas, e dessa maneira resulta num maior controle da dor de garganta e tosse.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) feita para avaliar os benefícios do mel para a tosse concluir que as propriedades mucolíticas e sedativas desse composto ajudaram a reduzir a tosse nos pacientes que foram avaliados.

As novas diretrizes de saúde do Instituto Nacional de Saúde e Cuidados Excellence (NICE, sigla em inglês) e a Public Health England (PHE), na Inglaterra, indicam que o consumo de mel natural em vez de antibióticos é recomendado em alguns tipos de tosse.

Benefícios do Gengibre

O gengibre, por outro lado, possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, e é também utilizado desde a antiguidade para ajudar a tratar esses tipos de problemas.

Ele tem ainda um princípio ativo chamado gingerol, capaz de criar efeitos antibióticos para, dessa maneira, ajudar a eliminar os vírus e bactérias que atingem a saúde pulmonar.

O gengibre também é rico em vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico, elevando assim a produção de anticorpos.

Ele também é rico em fósforo, niacina e potássio, nutrientes que ajudam a controlar inflamação e alívio da tosse.

O gengibre ainda tem poder antioxidante que permite limpar e aumentar a proteção do trato respiratório, reduzindo efeitos negativos de radicais livres e toxinas.

Bom, vamos agora aprender a preparar nosso xarope caseiro de mel com gengibre.

Anúncio. Role a página para continuar lendo.

Como preparar o xarope caseiro para combater gripe

É bom saber que esse xarope é mais econômico que os encontrados em farmácias, e pode ser consumido em qualquer época, não havendo necessidade de estar doente para ingeri-lo.

Xarope caseiro para combater gripe e resfriado é boa alternativa para quem deseja ter saúde revigorada de forma natural.
xarope caseiro de mel e gengibre ajuda a combater gripe e resfriado.

Os ingredientes que você precisará são:

  • 2 colheres (sopa) de gengibre fresco bem picadinho
  • 1 copo de mel orgânico (puro)
  • Frasco de vidro com tampa

Modo de preparo:

Primeiramente bata no liquidificador o mel até que ele fique todo branco. Em seguida adicione o gengibre picado, e bata até triturar por completo. Posteriormente coloque a mistura no frasco de vidro e tampe, mantendo em local limpo e arejado.

Para consumir, tome três ou quatro colheres de sopa ao dia. Isso vale para quem pretende combater a gripe ou resfriado já instalados no organismo.

Por outro lado, se você deseja apenas prevenir, tome uma colher de sopa todos os dias em jejum.

Crianças maiores de 3 anos devem tomar doses menores, podendo ser aproximadamente metade de um adulto.

Assim você terá uma vida mais saudável e longe da gripe e dos resfriados.

Mais recentes

Remédios Naturais

Misture 2 ingredientes para inalar e acabar com sinusite, rinite e gripe com eficiência em uma alternativa natural que leva nabo e vinagre.

Remédios Naturais

Elimine vírus e infecções com um antibiótico e antiviral natural feito em casa com ingredientes como vinagre de maçã e cúrcuma.

Remédios Naturais

Super xarope acaba com viroses, elevando a imunidade a partir de ingredientes potentes e naturais como a cúrcuma e a pimenta do reino.

Remédios Naturais

Bebida caseira elimina dor nos joelhos, ombros, costas de forma natural, sendo simples de preparar e tendo resultado incrível rapidamente.

Remédios Naturais

Xarope potente para eliminar vírus, bactérias, germes e parasitas é fácil de preparar, estimula o sistema imunológico e pode ser armazenada por 9 meses.

Dicas Naturais

Quem conserva ovos na geladeira acredita que essa é a melhor forma para manter os alimentos seguros, e estudo comprovou o que de fato...

Anúncio

Facebook

Você também vai gostar

Remédios Naturais

Xarope de açafrão com cebola e gengibre é capaz de limpar os pulmões, promovendo a desintoxicação e elevando consideravelmente a saúde.

Dicas Naturais

Limpar os vidros de casa pode ser mais fácil do que você imagina, graças ao poder do amido de milho, que conhecemos principalmente por...

Dicas Naturais

Um desinfetante natural feito de cravo-da-índia, sem produtos tóxicos, que vai deixar o banheiro da sua casa com um cheiro agradável.

Dicas Naturais

Se você é uma pessoa que costuma usar com frequência o papel alumínio, fique alerta com essa matéria, já que cientistas alertam para evitar...

Remédios Naturais

Uma forma de combater a diabetes, gordura no fígado e outras doenças com extrato de jabuticaba, além de ajudar no emagrecimento.

Remédios Naturais

Chá de erva-doce com bicarbonato de sódio é um ótimo aliado contra dor de cabeça, insônia e prevenção contra derrame.

Beleza

Uma alternativa para remover cutículas sem dor e sem alicate de unhas, de forma caseira e simples.

Emagrecimento

Você sabia que a banana pode ser um excelente aliado no emagrecimento? Com uma receitinha esperta você pode conseguir o sonhado corpo com facilidade...

Anúncio
Importante: todo o conteúdo do site Super Saudável tem apenas fins informativos e não substitui, em hipótese alguma, o trabalho de especialistas dos mais diversos segmentos de saúde (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas, entre outros). Não vendemos nenhum tipo de produto ou serviço. As informações que trazemos são naturais justamente para evitar possíveis efeitos colaterais, todavia sempre é bom consultar um especialista antes de fazer a ingestão ou aplicação de qualquer medicamento, mesmo que este seja natural (isso vale principalmente para grávidas ou pessoas com alguma restrição alimentar, por qualquer que seja o motivo).

Todos os direitos reservados - Super Saudável