O magnésio é muito importante na vida das pessoas, mas atualmente é consumido de forma bem menos intensa que tempos atrás.
O estilo de vida atual, com consumo de fast foods, por exemplo, é fator importante para a redução no consumo de alimentos ricos em magnésio.
Pesquisa publicada pelo National Institutes of Health mostrou que homens precisam de 400 a 420 mg de magnésio por dia enquanto mulheres precisam de 310 a 320 mg por dia.
Por isso, para garantir a ingestão dessa quantidade, é necessário ingerir uma grande quantidade de legumes diferentes.
Acima de tudo, é importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, diuréticos e antibióticos, que prejudicam a absorção dos nutrientes.
O importante é consumir doses consideráveis
Vale ressaltar que não basta ingerir a quantidade necessária de magnésio, já que o corpo absorve apenas 30 a 40% do magnésio que é ingerido. Por isso é preciso um maior consumo para assegurar os benefícios.
Pontos positivos do magnésio são: estabilização dos nervos, relaxamento muscular, equilíbrio dos batimentos cardíacos, fortalecimento ósseo, regulação da pressão arterial e açúcar no sangue e favorecimento da produção de energia.
Veja abaixo uma lista com alimentos ricos em magnésio:
– Amêndoas
– Espinafre
– Acelga
– Feijões (o preto principalmente)
– Sementes de abóbora
– Abacate
– Figos
– Iogurte
– Banana
– Salmão
– Manteiga de amendoim
– Cacau/chocolate amargo
– Castanha de caju
– Coentro
– Manjericão