O maracujá é muito popular por apresentar efeito calmante nas pessoas. Normalmente ele é consumido em sucos e sobremesas. Nesse post trazemos os benefícios do maracujá para você ingerir em receitas super saudáveis.
Essa fruta tem baixa caloria, sendo ótima para ajudar na perda de peso. Suas propriedades calmantes são ótimas para evitar estresse.
Ele ainda tem muitas vitaminas e minerais que são essenciais para a saúde humana. Isso pincipalmente quando consumido em forma de chá.
De acordo com uma pesquisa da Revista Brasileira de Farmacognosia, diversas substâncias do maracujá, principalmente ligadas à polpa e casca, trazem benefícios como funções antioxidantes, anti-hipertensiva e redução da taxa de glicose de colesterol no sangue.
Mas uma coisa que nem todo mundo sabe é que, além da fruta, suas folhas também têm ações medicinais que podem beneficiar, e muito, a sua saúde.
Benefícios do maracujá
Ela tem efeito calmante, atuando no tratamento da insônia contra a ansiedade. Portanto é recomendado seu consumo em chá antes de dormir e sem adição de açúcar.
O maracujá também tem função de analgésico e anti-inflamatório, atuando diretamente no alívio às dores causadas por lesões, podendo ser dentro do corpo ou fora dele. Também ajuda a evitar inflamação.
Essa fruta ainda tem propriedades de controle da glicose no sangue. Isso quando preparado em forma de chá com a casca do maracujá, normalizando, dessa maneira, os níveis de glicose no sangue.
A casca contém insulina, e, assim, quem não consegue produzir insulina suficiente tem um ótimo aliado.
O maracujá também ajuda a emagrecer, já que bloqueia a gordura. Mas vale ressaltar que isso certamente só ocorre com alimentação balanceada e exercícios físicos (e claro, consumindo sem adoçar)
Essa fruta é rica em minerais como ferro, que ajuda na prevenção e no tratamento contra anemia. Fornece da mesma forma o cálcio, fósforo, sódio e agentes antioxidantes, que beneficiam as células do rejuvenescimento.
O maracujá também controla sintomas de menopausa, e deve ser consumido como chá morno ou frio para ter bom resultado.
Chá de maracujá com gengibre e canela
Esse chá é termogênico, e assim aumenta a temperatura do corpo. Ele não é recomendado para aliviar sintomas da menopausa, mas é bom na queima de calorias. Deve ser consumido 30 minutos antes da prática de exercícios físicos.
Você precisará de:
- 500 ml de água
- 2 polpas de maracujá
- 1 pedaço de gengibre – aproximadamente 2 cm
- ½ rama de canela
Modo de preparo:
Primeiramente é preciso colocar todos os ingredientes na panela e aguarda até ferver. Após isso é preciso ferver por 5 minutos em fogo baixo. Por fim desligue, tampe e deixe em infusão por 10 minutos, para que se misturem os ingredientes e reduza a temperatura.
Coe e beba durante o dia, de duas a três vezes.
Chá de folhas de maracujá
Como já dissemos, as folhas de maracujá têm os mesmos benefícios da fruta e são ricas em substâncias anti-diuréticas. Assim ajuda a eliminar líquidos do organismo por meio da urina, ajudando contra a retenção de líquido.
Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de folhas de maracujá picadas
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Primeiramente junte as folhas de maracujá picadas em uma xícara com água fervente, tampe e deixe em infusão por cinco minutos.
Depois coe e beba de uma só vez. A hora não importa, portanto tente sempre tomar esse bebida – mas se possível beba à noite. Isso ajuda a dormir melhor, mas se tomar de dia, como resultado pode apresentar sonolência.
Chá de flor de maracujá
A flor do maracujá também ajuda a reduzir a pressão arterial. Assim, consumir uma xícara de chá de flor diariamente ajuda a regular níveis de pressão arterial em pacientes com hipertensão leve.
Vale ressaltar que pessoas que fazem uso de medicação de controle de pressão arterial não devem tomar esse chá, já que pode reduzir ainda mais (o que pode ser perigoso).
Você precisará de:
- 1 colher de (chá) de flor de maracujá desidratada
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Primeiramente coloque as flores dentro da água fervente. Em seguida tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Depois coe e tome.
Alerta: Esses chás, tanto da fruta quanto da flor e folhas, não devem ser consumidos por gestantes, pois podem causar relaxamento do útero e culminar em aborto espontâneo.
Crianças menores de 12 anos e pacientes com pressão baixa, ou que usam medicamentos sedativos, da mesma forma, devem evitar.
Motoristas, operadores de máquinas pesadas ou outras profissões de risco devem evitar o consumo antes do horário do serviço.
Assim é possível ter benefícios do maracujá para você ingerir em receitas pra lá de saudáveis e fáceis de preparar.