Atualmente as pessoas estão buscando cada vez mais levar uma vida mais saudável, sempre ingerindo produtos naturais. Mas você sabia que é possível inserir pequenas coisas para melhorar sua saúde? Estamos falando de uma pasta de repolho roxo com gengibre.
Mais especificamente, vamos mostrar como fazer uma pasta de repolho roxo e gengibre para melhorar as funções do corpo.
Isso porque o repolho roxo é rico em vitaminas, além de ter alto teor antioxidante como tiamina e fitoquímicos, que são essenciais para bom funcionamento do organismo. Portanto sua eficiência é algo considerável e que vale à pena um tempinho de leitura. Então, vamos conhecer melhor os nutrientes que esse alimento possui.
Alguns dos nutrientes dele são:
- ácido fólico
- cálcio
- ferro
- magnésio
- manganês
- potássio
- vitaminas A, C, E e K
- vitaminas do complexo B
Outros benefícios do repolho roxo:
É importante dizer que o repolho roxo tem substâncias ativas que o fazem ser ótimo para a saúde. Têm propriedades antioxidantes que ajudam a combater radicais livres, e dessa maneira previne contra doenças de processo oxidativo;
Além disso, ele regula o sistema imunológico, deixando mais resistente contra inflamações. Contribui para a saúde dos ossos, pele, combate envelhecimento precoce, previne no surgimento do mal de Alzheimer e combate úlceras.
O repolho roxo tem baixo valor calórico, é rico em fibras e vitaminas, ajudando na perda de peso. É digno de nota ressaltar que, como resultado disso, ele cria sensação de saciedade. Portanto, vai embora aquela vontade de comer e isso é um bom aliado para a perda de peso, obviamente.
Ele também ajuda a saúde do coração, pois é rico em antioxidantes flavonoides e antocianinas. Seu consumo de forma regular pode evitar doenças cardíacas. Ele também controla a pressão arterial, e por ter alto nível de vitamina A, é ótimo para a saúde dos olhos.
Essa vitamina ainda pode ser convertida em betacaroteno, que ajuda a visão a se manter saudável, evitando assim a degeneração e a catarata.
Proteção aos ossos
Sua função de proteção aos ossos se dá por conta da sua riqueza em vitamina C e K, além também do cálcio, manganês e zinco. Uma xícara de repolho contém aproximadamente 56% da dose ideal de vitamina C ao dia.
Ele ainda é ótimo para a digestão, pois é boa fonte de fibras, mantendo o intestino sempre saudável. Ele é composto por 70% de fibra insolúvel, que dá volume às fezes e, portanto, ajuda os alimentos a se moverem no corpo, evitando constipação.
Vamos falar agora dos benefícios do gengibre.
Ele possui vários fatores positivos no meio terapêutico, como sua ação bactericida, desintoxicante e melhora do desempenho respiratório, circulatório e digestivo.
O gengibre ainda é termogênico, e portanto pode acelerar o metabolismo, ajudando na queima de gordura e favorecendo o emagrecimento de maneira saudável.
Ele alivia as dores causadas por artrites, além também das musculares, infecções respiratórias, asma, bronquite e tosse.
Vamos falar também dos benefícios do azeite de oliva
O azeite de oliva tem papel importante na saúde, pois regula níveis de colesterol, e portanto reduz fatores causadores de doenças cardiovasculares.
O azeite têm substâncias antioxidantes, que ajudam na prevenção de danos cerebrais causados por obstrução das artérias, como por exemplo o derrame.
Ele também melhora funções cognitivas, impede degeneração dos neurônios, previne contra acidente vascular cerebral (AVC) e retarda o envelhecimento.
Há outros benefícios, como auxiliar no emagrecimento, combater diabetes, ação anti-inflamatória, fortalecimento ósseo.
Agora falaremos dos benefícios do limão
O limão tem muita vitamina C, o que ajuda a lutar contra radicais livres e renovação das células do corpo. Ele também é bactericida, antiviral, ajuda na digestão, combate estresse ansiedade e até ajuda a lutar contra a depressão.
Essa fruta também contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial, prevenindo contra doenças cardíacas.
O limão também fortalece o sistema imunológico, controla níveis de colesterol, protege contra artrite reumatoide, é diurético natural, ajuda na pele e nos cabelos, além da digestão e perda de peso.
Bom, vamos passar agora para o modo de preparo da sua pasta de repolho com gengibre.
Para preparar sua pasta de repolho roxo com gengibre, você precisará de:
- 1 xícara de repolho roxo
- 1 pedaço de gengibre de 5 cm
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 limão
Primeiramente, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por cinco minutos em velocidade máxima. Como resultado você terá uma pasta homogênea, caso contrário, bata por mais tempo.
Se estiver difícil bater, uma boa alternativa é acrescentar mais 100 ml de água e, assim, bater por mais um tempinho. Posteriormente você conseguirá uma mistura finalizada da maneira correta.
Como devo consumir
Para consumir há várias alternativas, podendo ser acrescentado em pães, torradas ou até nas saladas. Se desejar, pode ingerir duas colheres da mistura todas as manhãs.
Posso usar a mistura de outra forma?
Também há outras formas de usar a mistura. Uma outra alternativa é aplica-la em locais lesionados e doloridos, passando na pele. Pode ser aplicado no rosto, na pele limpa, deixando agir por 15 minutos. Após isso, enxague e passe algum creme hidratante. Portanto, lembre-se de lavar a região antes de seguir com os cremes hidratantes.
Isso é bom para combater rugas e olheiras, além de deixar a pele mais limpa.
É importante ressaltar que por conter limão, não deve-se ficar exposto(a) ao sol após uso sobre a pele. Por isso sempre opte pelo tratamento à noite.
Por fim e, acima de tudo, é necessário dizer que essa pasta de repolho roxo com gengibre serve apenas como complementar à sua dieta. É preciso, antes de mais nada, procurar ajuda com especialistas antes de fazer a ingestão de qualquer tipo de alimento.